top of page

BOITEMPO NO PNLD LITERÁRIO 2018

Conheça as obras da Boitempo e do selo Boitatá aprovadas no PNLD Literário 2018! Cuidadosamente pensadas para diferentes faixas etárias, abordam conflitos e belezas da  natureza humana, promovendo a reflexão e a capacidade crítica dos alunos. Como apoio para os educadores, cada título é acompanhado de um material de apoio digital completo e instigante.

 

Primeiro edital federal promovido após a inclusão dos livros literários no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD Literário 2018 prevê a aquisição de obras literárias para a Educação Infantil (0 a 5 anos e 11 meses), para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e para o Ensino Médio.

O rio dos jacarés

Código para escolha: 1155L18602

A obra

O jacaré mais velho desfruta de um momento de prazer, deixando-se levar pelas águas do rio. De repente, surge do meio dos juncos o homem de terno laranja, dizendo que comprou aquele rio e que, portanto, o jacaré e seus companheiros devem buscar outro lugar para morar. O homem ressalta que pagou tudo em dinheiro vivo e mostra ao jacaré um contrato e um frasco com a água do rio, o que comprovaria a compra. Mas o jacaré mais velho passa a questionar a validade daquelas provas: que lhe importa um papel, se jacarés não sabem ler? Que água é aquela da garrafa, se a água de um rio está sempre em movimento e nunca é a mesma? Que “dinheiro vivo” é esse que é mais vivo que os seres que habitam o rio? Um livro para refletir sobre os valores da nossa sociedade e sobre a importância da preservação do meio ambiente.


O autor

Gustavo Roldán Devetrach nasceu em 1965, na Argentina. É filho de dois autores de literatura infantil muito queridos no país, Laura Devetrach e Gustavo Roldán (sim, ele recebeu o mesmo nome do pai!). Quando jovem, Gustavo estudou desenho e pintura na Argentina e depois se formou em litografia e técnicas de gravura na Free Academy de Haia, na Holanda. Assim, ele se tornou pintor e ilustrador e chegou a ilustrar alguns livros de seu pai antes de começar a escrever e desenhar suas próprias obras. Hoje, é reconhecido internacionalmente, tendo recebido muitos prêmios, tanto de ilustração quanto de literatura. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas e publicados em países como França, Itália, Bélgica, Holanda, Rússia e Coreia do Sul. Também realiza exposições individuais de seus desenhos em diversos museus pelo mundo. Atualmente, vive em Barcelona, na Espanha.



Ficha técnica


Título: O rio dos jacarés

Autor: Gustavo Roldán

Tradutora: Thaisa Burani

Páginas: 48

Ano de publicação: 2017

Categoria: 5 (4º a 5º anos do Ensino Fundamental)

Código da coleção: 1155L18602

Título da coleção: O RIO DOS JACARÉS

Descrição da marca: Boitatá

Gênero: Conto

Temas: O mundo natural e social, meio ambiente, direito dos animais, comunidade

bottom of page