top of page

BOITEMPO NO PNLD LITERÁRIO 2018

Conheça as obras da Boitempo e do selo Boitatá aprovadas no PNLD Literário 2018! Cuidadosamente pensadas para diferentes faixas etárias, abordam conflitos e belezas da  natureza humana, promovendo a reflexão e a capacidade crítica dos alunos. Como apoio para os educadores, cada título é acompanhado de um material de apoio digital completo e instigante.

 

Primeiro edital federal promovido após a inclusão dos livros literários no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD Literário 2018 prevê a aquisição de obras literárias para a Educação Infantil (0 a 5 anos e 11 meses), para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e para o Ensino Médio.

Cabo de guerra

Código da coleção: 1172L18603

A obra

O romance invoca fantasmas do passado militar brasileiro pela perspectiva incômoda de um homem sem convicções transformado em agente infiltrado. No fim da década de 1960, um rapaz deixa o aconchego da casa materna na Bahia para tentar a sorte em São Paulo. Em meio à efervescência política da época, ele flerta com a militância de esquerda, vai parar nos porões da ditadura e muda radicalmente de rumo, selando não apenas seu destino, mas o de muitos de seus ex-companheiros. Quarenta anos depois, ainda é difícil o balanço: como decidir entre dois lados, dois polos, duas pontas do cabo de guerra que lhe ofertaram?

A autora

Ivone Benedetti é escritora e tradutora. Nasceu na cidade de São Paulo (SP) em 1947, em uma família de imigrantes italianos e espanhóis. Cursou Letras na Universidade de São Paulo (USP), onde depois defendeu tese de doutorado em 2004 sobre poesia medieval francesa. Também se dedica a aulas para profissionais do mercado editorial e traduz para o português livros escritos em espanhol, francês, inglês e italiano. Ivone trabalha com obras de literatura e também de filosofia, psicanálise e ciências humanas. Seu primeiro livro em prosa, o romance Immaculada, foi publicado em 2009 e ficou entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010. Em 2011 lançou o livro de contos Tenho um cavalo alfaraz. Além dessas obras literárias, escreveu títulos voltados para as áreas de tradução e de língua portuguesa.



Ficha técnica


Título: Cabo de guerra

Autora: Ivone Benedetti

Paginas: 304

Ano de publicação: 2016

ISBN: 978-85-7559-485-8

Categoria: Categoria 6 (Ensino Médio)

Código da coleção: 1172L18603

Título da coleção: CABO DE GUERRA

Descrição da marca: Boitempo

Gênero: Romance

Temas: Inquietações das juventudes, protagonismo juvenil, diálogos com a história e com a memória

bottom of page